Teatro Glaucio Gill
Praça Cardeal Arcoverde
Copacabana
Escrito pelo dramaturgo alemão Heinrich Von Kleist, o drama Pentesiléia é sobre a rainha das Amazonas que apaixona-se por Aquiles com tal brutalidade e demência que acaba por devorar, literalmente, o herói da guerra de Tróia. A peça, com direção de Renato Carrera, tradução e adaptação de Jean Robert Weisshaupt e Roberto Machado, cumpre temporada de 12 a 26 de março no Teatro Gláucio Gill, espaço da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa/FUNARJ. O espetáculo tem o apoio institucional do Governo do Estado do Rio de Janeiro, da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa e da FUNARJ.
A peça conta a vida e a morte trágicas da rainha amazona PENTESILÉIA. Retratada como uma guerreira corajosa e feroz, que foi profundamente afetada por ter assassinado acidentalmente sua irmã Hipólita com uma lança, ela lutou na Guerra de Tróia e tornou-se sinônimo da força feminina.
A montagem traz jovens atrizes vivenciando a tragédia em um ambiente contemporâneo e soturno. Beirando o estilo Rock Dark e valorizando as variantes da poesia trágica, o elenco predominantemente jovem é composto em sua total maioria por mulheres. Sendo 9 atrizes e 4 atores que cantam, dançam e tocam instrumentos ao vivo. Renato Carrera explora todo o potencial musical e físico dos atores através de uma vertiginosa e intensa coreografia. Com canções originais criadas pelos próprios atores, esta "tragédia musicada" traz para os dias de hoje uma reflexão sobre a condição feminina atual e o eterno embate Homem x Mulher.
Heinrich Von Kleist
Renato Carrera
Jean-Robert Weisshaupt
Roberto Machado
Ana Paula Penna
Leandro Barreto
Daniel de Jesus
Adriano Sampaio
Pedro Costa
Adriano Sampaio
Pedro Costa
Caco Braga
Guto Galvão
Natália Fiche
Joel Tavares
Pedro Di Carvalho
Rita Ariani
Pablo Henriques
Ana Gaio
Marcia Quarti