Teatro Glaucio Gill
Praça Cardeal Arcoverde
Copacabana
O poema Desaparecimento de Luisa Porto, escrito por Carlos Drummond de Andrade, originalmente publicado em 1948, serviu de ponto de partida para o espetáculo criado pelo diretor Diogo Liberano e que estréia curta temporada no Teatro Gláucio Gill a partir do dia 9 de novembro. O elenco é formado por jovens atores formados pela Faculdade CAL de Artes Cênicas.
O diretor Diogo Liberano define o espetáculo como um poema cênico inspirado no poema de Drummond que conta a situação do desaparecimento de uma mulher de 37 anos no Rio de Janeiro, chamada Luísa Porto, e todo o sensacionalismo da mídia (sobretudo a mídia impressa) acerca do caso. “É um poema altamente crítico em relação a uma questão que, atualmente, está ganhando contornos perversos como é o caso das fakenews. Pareceu-me importante chamar a atenção do espectador - e também nossa, é claro - da importância do cuidado em relação ao outro, explica Liberano. “É uma grande paródia o sensacionalismo da nossa mídia que, obviamente, nos remete à onda de fascismo crescente que estamos vivendo no Brasil contemporâneo”, completa.
A composição visual do espetáculo que tem cenário e figurinos criados por Elza Romero, é feita a partir de materiais e materialidades que remetem ao universo da obra civil. “De alguma forma, a peça é sobre a construção, destruição e reconstrução de alguma humanidade, alguma civilidade do homem contemporâneo. Assim, usaremos tapumes em cena, escadas, telas de proteção à obras, bem como jornais impressos. Esse universo de materiais está em cena para ser composto, recomposto, posicionado e reposicionado. É um material que solicita ao elenco uma ação de composição e decomposição. Como costumo dizer, é um cenário para jogo (ao invés de ser uma tentativa de reproduzir lugares e atmosferas da dramaturgia de modo literal)” garante o diretor.
Turma BT21
Diogo Liberano
Andrêas Gatto
Livs Ataíde
Edvan Moraes
Leandro da Costa
Elsa Romero
Renata Frisina
Soraya Bastos
Rita Ariani
Pablo Henriques
Ana Gaio
Marcia Quarti