Teatro Gláucio Gill
Praça Cardeal Arcoverde s/n
Copacabana
Drama psicológico do escritor austríaco Arthur Schnitzler, La Ronde estreia curta temporada a partir do dia 15 de maio, no Teatro Gláucio Gill. Direção de Marcus Alvisi com um elenco de jovens atores formados pela CAL. O espetáculo tem o apoio institucional do Governo do Estado do Rio de Janeiro através da Secretaria de Estado e Economia Criativa.
Escrita em 1903 e encenada pela primeira vez quatro anos depois, La Ronde é um dos mais bem sucedidos textos do autor. Sucesso na Broadway nos anos 90 com Nicole Kidman no elenco, a peça que fala de erotismo e melancolia foi montada pela primeira vez no Brasi,l na mesma época, com Maria Padilha e Guida Viana no elenco.
Um dos precursores no estudo da psicanálise, Schnitzler em seus textos expõe o comportamento sórdido dos homens. Ele é também autor de Traumnovelle, peça que foi adaptada para o cinema por Stanley Kubrick com o nome de "De Olhos Bem Fechados".
A peça é composta de 10 cenas com um casal de atores em cada uma delas. E os encontros entre as personagens seguem a seguinte linha estrutural: um personagem da cena anterior se sucede na cena seguinte onde encontra um novo personagem que, por sua vez, estará na cena subsequente com um novo par, e assim sucessivamente. A encenação questiona as formas e os preceitos da relação homem x mulher, submisso x subversivo em um instigante jogo conquista, atração e repulsa. Da mesma forma que as relações são desnudas, no palco tudo é também aparente. O elenco circunda a cena num semicírculo, e todas as rubricas são ouvidas de viva voz.
Arthur Schnitzler
Marcus Alvisi
Wilson Reiz
Maria Duarte
Joel Tavares
André Julião
Rita Ariani
Ícaro Galvão
Pablo Henriques
Ana Gaio
Márcia Quarti
CAL – Casa das Artes de Laranjeiras
Joel Tavares