Unidade CAL Laranjeiras
Sala Platô
“Descobri na escrita uma fuga de um mundo real no qual me sentia profundamente desconfortável.”
Tennessee Williams deixou sua marca na forma de fazer dramaturgia. Um dos autores mais montados e adaptados do ocidente, sua obra é incontornável para qualquer ator ou atriz em formação. Inspirados em sua vida e com uma costura de diferentes textos, a Turma TEC.T buscou referências para a sua montagem semestral.
Tendo como base Vieux Carré – uma das peças mais autobiográficas de Tennessee Williams –, Luzes e Sombras é uma colagem de alguns dos mais importantes textos do icônico autor americano. Com direção e adaptação de André Archete, a peça se passa nas pensões de dona Das Dores e Madame Duvenet, dois ambientes que abrigam tipos marginais do sul dos Estados Unidos no século XX. Saindo dos quartos das pensões, e muitas vezes circunscritos a eles, conhecemos as personagens, a vida e a obra do gênio eterno do teatro e do cinema mundial.
• • •
Com a palavra, o diretor
“Luzes e Sombras" é uma adaptação de Vieux Carré – espetáculo em que me formei na CAL, sob direção de Gilberto Gawronski – com novas obras incluídas na dramaturgia. Peças curtas, cenas de clássicos, relatos autobiográficos... Há um pouco de tudo referente a Tennessee Williams nesta montagem. Sigamos praticando os clássicos, com olhares atualizados, movendo o mundo. No fim das contas, estamos sempre escolhendo entre as luzes e sombras do caminho. Que bom que, no ofício do ensino e junto aos calorosos alunos do TEC T, me senti plenamente iluminado.”
André Archete
Tennessee Williams
André Arteche
Renata Frisina
Sueli Guerra
Beatriz Chize
Rita Ariani
Luiz Oliveira