Unidade CAL Laranjeiras
Sala Platô
“Malditas sejam todas as navalhas e o canalha quem inventou. E as escopetas e as pistolas e a menor das facas até as enxadas e os rastelos da roça... tudo o que pode cortar o corpo de um homem.” - Bodas de Sangue
“Nada é mais poderoso no mundo do que o desejo da esperança se realizar.” - Yerma
Nada como investigar as possibilidades da interpretação com os textos de Federico García Lorca, um dos mais destacados dramaturgos e poetas da literatura espanhola do século XX.
O diretor e professor da CAL Ole Erdman conduziu a turma TEC-R por uma costura de duas peças marcantes de Lorca para seu exercício de montagem para o 2º período do curso técnico da CAL. “Bodas de Sangue” e “Yerma” ganham aqui diferentes propostas de adaptações, num jogo de cenas interpretadas por diferentes atores e atrizes.
Na encenação das cenas de Bodas de Sangue, a tragédia foi resumida de forma condensada em momentos essenciais da trama. A história centra-se em um casamento que acaba em tragédia devido a um triângulo amoroso e antigas rixas familiares. A peça é rica em simbolismo e tradições culturais espanholas, explorando temas como a inevitabilidade do destino, a força destrutiva da paixão e as consequências das rivalidades familiares. O local e a época da tragédia foram mantidos e o caráter lírico da tragédia foi conservado em grande parte.
Em "Yerma", o tema da emancipação fracassada de uma jovem mulher sob o controle de um homem machista foi reduzido a cenas decisivas da trama. Ao fazer isso, realocamos "Yerma" com muita liberdade para a cultura urbana moderna de hoje. Afinal, os valores conservadores de hoje ainda exploram a frustração sexual e a pressão social sobre a identidade feminina. Enquanto a peça de Lorca trata da emancipação de uma jovem camponesa em uma sociedade agrária feudal-patriarcal do início do século XX, aqui Yerma é uma dona de casa próspera com um marido bem sucedido, presa em um apartamento no início do século XXI.
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Com a palavra, o diretor.
TEC R faz sua primeira apresentação de teatro na CAL com cenas da obra de Federico García Lorca. A turma mostra cenas das peças teatrais "Bodas de Sangue" e "Yerma". Bodas de Sangue é a primeira parte da trilogia camponesa de Lorca, que também inclui "Yerma" e "A casa de Bernarda Alba". A história se passa na região rural de Granada, na Andaluzia, sul da Espanha, caracterizada por ciganos na década de 1930, pouco antes da Guerra Civil Espanhola. Lorca chamou "Bodas de Sangue" de uma "tragédia lírica". (...)
Em "Yerma", escrita por Federico Garcia Lorca em 1934, a jovem esposa Yerma, presa em uma sociedade patriarcal, nutre um desejo profundo e insatisfeito de ter filhos, que não é atendido por seu marido desdenhoso. Lorca lança uma luz impiedosa sobre o destino de uma jovem que está definhando na opressão patriarcal, que resiste desesperadamente à total incompreensão do seu marido e tenta realizar seu desejo de ter filhos contra todas as dificuldades.
Garcia Lorca, nascido em 5 de junho de 1898 perto de Granada e assassinado pelos franquistas em 1936, é considerado no mundo de língua espanhola como o autor do modernismo, que ainda hoje possui grande popularidade. Talvez também porque ele sempre se interessou pelas vítimas da sociedade - diaristas, ciganos, homossexuais e, desde sua longa estadia em Nova York, os afrodescendentes e sua cultura. Na trilogia camponesa é, sobretudo para as mulheres e sua violenta opressão em uma sociedade patriarcal, que Lorca dirige empaticamente nossa atenção.
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Ole Erdman
diretor
Federico García Lorca
Ole Erdmann
José Rubens Siqueira – com versão final de Ole Erdmann
Gabriela Araujo
Lívia Maria
Lívia Maria
Ole Erdmann
Gabriela Araujo
Larissa Bezer
Mau José
Luiz Oliveira