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2024.1 Curso Técnico Formatura TEC.N

MARAT/SADE

de Peter Weiss
direção Marcelo Morato

14 A 19 MAIO
ter a sex 20h . sáb/dom 17h + 20h

Unidade CAL Glória

Espaço Sergio Britto

Perseguição e Assassinato de Jean-Paul Marat representados pelo Grupo Teatral do Hospício de Charenton, sob a direção do Senhor de Sade

 

"
Aquilo que fazemos é apenas a sombra do que queremos fazer
E nunca encontraremos outras verdades
Senão as verdades sempre mutáveis de nossa própria experiência
"

O teatro dentro do teatro: no manicômio de Charenton - onde Marquês de Sade ficou internado 13 anos - os internos encenavam peças como um dos processos de tratamento na era napoleônica. Já no séc XX, Peter Weiss, dramaturgo alemão, imagina Sade criando um espetáculo para os pacientes sobre a perseguição e o assassinato de Marat, radical líder da Revolução Francesa. Desde sua primeira montagem Marat/Sade se tornou um clássico instantâneo, um contundente texto sobre as violências e pulsões humanas diante da luta de classes e do desejo por revolução. 

A escolha da Turma TEC-N de trabalhar com a peça em sua formatura é precisa: o jogo entre a realidade e a ficção é um exercício interpretativo estimulante. Sob direção de Marcelo Morato, os atores e atrizes formandos foram conduzidos por uma rica caminhada de construção de personagens e jogos cênicos.

 

• • •
Com a palavra, o diretor

“Esta peça teatral é um desafio para todos: elenco, direção e público, assim como deve ter sido muito trabalhosa para o autor alemão Peter Weiss (1916-1982), que a escreveu em 1963-64, em meio a um momento de efervescência sociopolítica cultural. Influenciado pela dramaturgia e teoria de Bertolt Brecht, Weiss, escreveu esta peça de cunho épico que logo foi reconhecida pela crítica e pelo público como um clássico contemporâneo. (...)

Inspirado por fatos reais (a Revolução Francesa e suas consequências; o assassinato do revolucionário Jean-Paul Marat por Charlotte Corday; a existência do Hospício de Charenton e suas experiências teatrais como terapia para os internos; a permanência do Senhor de Sade, ex-Marquês, como paciente dessa instituição e os espetáculos teatrais que escreveu e dirigiu lá), o dramaturgo elaborou uma ousada ficção: em 1808, dezenove anos após a revolução e quatorze após o assassinato de Marat, o senhor de Sade escreve e dirige um espetáculo com os internos, sob o olhar vigilante do sr. Coulmier, diretor do manicômio, e para um público prestigioso que o assiste. (...)

Sendo Sade o autor e diretor da peça dentro da peça, em alguma instância, o espetáculo é um longo diálogo dele com todas essas vozes internas. Ao longo da peça, a personagem Marat parece ter ressurgido dos mortos e tomado corpo e voz, para confrontar seus ideais revolucionários à apatia do ex-Marquês, que continua envolto em questões sobre individualidade, violência, Natureza, libido etc., sabendo que suas perguntas não têm resposta permanente. São sempre respostas provisórias que damos a perguntas constantes sobre liberdade, igualdade e fraternidade. Em diversos momentos, as reflexões sobre revolução se reposicionam: queremos modificar as circunstâncias, mas quais e de que forma? Quantas revoluções individuais temos que atravessar e vencer para poder revolucionar o coletivo?(...)”

  • Texto

    Peter Weiss

  • Tradução

    João Marschner (português) e Geoffrey Skelton (inglês), com versão final de Marcelo Morato

  • Direção Geral

    Marcelo Morato

  • Assistentes de Direção

    Bruna Arruda

    João Victor Camargo

    Maria Clara De Pina

  • Direção de Movimento

    Marina Salomon

  • Direção Musical

    Virgínia van der Linden

    Marcelo Morato

  • Arranjos Musicais

    Virgínia van der Linden

    Maria Clara De Pina

    Darilton Almeida

    Beatriz Chize

  • Banda Musical

    Virgínia van der Linden

    Maria Clara De Pina

  • Elenco de Apoio

    Bernardo Anderaus

    Cristtiane Rocha

    Fred Matos

    Karolyna Mendes

    Mariana Magalhães

    Nicole Mocarzel

  • Iluminação e Operação de luz

    Wilson Reiz

  • Figurino

    Verônica Fernandes

  • Cenário

    Marcela Anjos

  • Assistente de Cenografia

    Adrye Batista

  • Operação de Som

    João Victor Camargo

  • Montagem de Luz

    Giovanne Amaral

    Jayme de Souza

    Nilson Souza

  • Design Grafico

    Rita Ariani

  • Fotografia

    Pablo Henriques

  • Assistente de Produção

    Clara Ponciano

  • Direção de Produção

    Marcia Quarti

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