Espaço Sergio Britto
Unidade CAL Glória
A RATOEIRA é uma peça de mistério e assassinato, escrita por Agatha Christie (1890/1976). Criada primeiramente como uma peça curta de rádio, foi transmitida em 1947 pela BBC de Londres. Baseada num caso real - a morte de um menino de doze anos por maus tratos de seus tutores, numa fazenda da Inglaterra, em 1945 - a história foi posteriormente transformada em conto e depois em peça teatral.
Agatha Christie é considerada a rainha do “romance policial”, visto por muitos como um “subgênero” de literatura e dramaturgia. A verdade é que suas obras a tornaram a romancista mais bem sucedida da história da literatura mundial, com cerca de 4 bilhões de livros vendidos em mais de cem países por todo o mundo. Em números totais, Agatha só “perde” para Shakespeare e para a Bíblia.
Os números de “A Ratoeira” como peça teatral também impressionam: é a peça há mais tempo encenada na história do teatro, com mais de 25 mil apresentações desde sua estreia, em Londres, em 1952. A peça segue ainda hoje em cartaz, com o elenco sendo modificado a cada ano.
Porém, mais do que os números, o que impressiona é a maestria com que a autora arma essa “ratoeira” onde cada personagem parece ser uma peça de uma engrenagem que funciona com precisão. É como um divertido jogo de tabuleiro. Para nós tem sido prazeroso “jogar esse jogo”, experimentar uma linguagem diferente, “ brincar” de suspense... Esperamos que todos se divirtam.
Agradeço à CAL pela oportunidade de dirigir mais uma formatura; aos funcionários da CAL (Laranjeiras e Glória) que nos ajudam muito, sempre; à nossa produtora Marcia Quarti; aos meus assistentes Júlia Brandão e Octavio Vargas e, claro, à Turma TEC.B por esse encontro, desejando a tod@s muita sorte e sucesso.
palavras do diretor
João Batista
Agatha Christie
João Batista
Julia Brandão
Octavio Vargas
Mauro Leite
Sillas Pinto
Wilson Reiz
João Batista
Cleiton Rasgah
Nina América
Julia Brandão
Rita Ariani
Pablo Henriques
Marcia Quarti