Unidade CAL Laranjeiras
Espaço Yan Michalski
“Circo e medo não combinam, se você abrir a porta para ele, a lona cai. Ele não tem lugar sob este nosso firmamento. Olhe para o alto. A lona é um segundo céu, onde outros deuses olham por nós. Eles protegem aqueles que demonstram sua coragem e paixão. Sinta-se amada por eles. Agradeça por ser aceita. Este espaço tão generoso, este berço de serragem e sonhos que dá uma segunda chance a anões, gordos, disformes e viciados no risco. Somos uma família do perigo e da excitação. Lembre-se: o público vem ao circo pelo risco, para lembrar que pode morrer a qualquer instante, o circo nos lembra de nossa mortalidade”. Newton Moreno de "Maria Caritó"
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Serragem & Sonhos, adaptação feita especialmente para essa montagem acadêmica da Turma TEC-J, reúne dois textos de Newton Moreno, “Maria do Caritó” e “As Centenárias”, apresentando um panorama festivo e nordestino. São festas do amor e da morte, onde a fé e sua simulação se misturam e confundem. Danças, ritos, gestos, orações, cantos e simpatias são manifestações de uma cultura rica e complexa, cujos vocabulário e imaginário são fonte inesgotável de inspiração para expressões artísticas populares e eruditas.
Por outro lado, a esperança e a credulidade de um povo extremamente religioso, sua necessidade de transcendência e superação da árida realidade, tornam-se frequentemente objeto de exploração de políticos e hipócritas, ocupados em sua lamentável tarefa de lucrar com o sofrimento alheio. Eventualmente, companhias de teatro ou de circo visitavam, em turnê, os cidadãos do interior do país, que descobriam, por meio desses artistas ambulantes do Circo-Teatro de outrora ou das estrelas do show business de nossos dias, novos e insuspeitados horizontes.
Nestas duas peças, há sempre alguém que está fingindo ser o que não é, ou sendo levado a assumir um papel que não lhe cabe e que vai se moldando ao seu caráter.
E no contínuo jogo de máscaras e desnudamentos, de tradições e traições, de velhos e novos papéis, de simulacros e reviravoltas, todos têm que se deslocar para sobreviver.
Nesse deslocamento, as personagens vão se redescobrindo ou reinventando: a santa se revela uma palhaça, as carpideiras são obrigadas a gargalhar ou excitam os mortos, os defuntos estão vivos ou fazem contrabando, os mercenários e fariseus se revelam seres amorosos, os eloquentes se calam. As personagens de Newton Moreno estão numa arriscada corda bamba.
Seu universo dramatúrgico oferece um rico material de pesquisa para jovens atrizes e atores. Através de suas ações, personas e imagens, Moreno nos coloca em diálogo transgeracional com geniais artistas do riso, como Oscarito, Grande Otelo, Dercy Gonçalves, Chico Anysio, Sônia Mamede, Ilva Nino, Eva Todor, Alda Garrido, Carequinha, Benjamin de Oliveira, Renato Aragão, Chaplin, Buster Keaton. Na busca de inspiração e elementos para a montagem, a pesquisa se amplia, e nos leva a manter contato com Ariano Suassuna, Antônio Nóbrega, Quinteto Armorial, Zé Ramalho, Dominguinhos, Luiz Gonzaga, Jackson do Pandeiro, Sidney Miller, Sinhô, Sidney Magal e muitos mais.
Agradeço mais uma vez à Cal pela parceria e possibilidade de fazer o que mais amo, que é trabalhar com jovens interessados em arte e em busca de um sentido para suas vidas. Às minhas assistentes, muito obrigado. E à turma TEC-J, tão amorosa e cheia de múltiplos talentos, digo que está sendo um prazer.
Que venha o público!
[ palavras do Diretor Marcelo Morato ]
Newton Moreno
Marcelo Morato
Wilson Reiz
Luciana Bicalho
Elena Constantinova
Charles Kahn
Júlia Corsete
Marcelo Morato
Júlia Corsete com colaboração de Marcelo Morato
João Miller
Dani Arreguy
Marcelo Morato
Milena Escariz
João Miller
Ciça Troccoli
Dani Arreguy
João Miller
Rita Ariani
Priscila Rangel
Clara de Pina
João Miller
Júlia Corsete
Luara Prado
Luisa Allevato
Luiza Inem
Marcela Xavier
Mariana Mendes
Milena Escariz
Priscila Rangel
Clara De Pina
Júlia Corsete
Luiz Oliveira