Teatro Gláucio Gill
Pça. Cardeal Arcoverde . s/nº
Copacabana
As lendas relacionadas à conquista e destruição da cidade de Tróia pelos povos helênicos serviu de inspiração para o diretor Felipe Vidal criar o texto do espetáculo Dor e Delícia que estreia dia 29 de setembro no Teatro Gláucio Gill.
A peça foi construída em processo colaborativo com o elenco composto por 17 alunos formandos da CAL. “Todos nós lemos um mesmo livro sobre o mito de Tróia e construímos um painel de imagens que o livro nos suscitava. Depois fizemos algumas improvisações com os atores sobre alguns temas e personagens. A partir daí elegemos temas para as cenas e construímos a dramaturgia do espetáculo que é composta de nove quadros (cenas) com abordagens estáticas bastante diferentes”, conta o diretor.
Durante muitos séculos, acreditava-se que a Guerra de Tróia fosse apenas mais um dos mitos da mitologia grega. Porém, com a descoberta e estudo de um sítio arqueológico na Turquia, pode-se comprovar que este importante fato histórico da antiguidade realmente ocorreu. Porém, muitos aspectos entre mitologia e história ainda não foram identificados e se confundem. Mas o que se sabe é que esta guerra ocorreu de fato. “Uma premissa nessa construção foi a de que este é mito sobre uma história que ocorreu há 3200 anos e ao longo de todo este tempo vem tendo diversas interpretações artísticas de acordo com o pensamento vigente. Por isso essa vontade de abordar o tema utilizando várias estratégias diferentes. Todo o elenco teve uma participação bastante ativa na criação da dramaturgia”, garante o diretor.
Felipe Vidal
Luciano Moreira
Wilson Reiz
Tarsila Takahashi
Márcia Brasil