Teatro Galeria
Rua Senador Vergueiro . 93/loja 15
Quase Tudo Sobre Eva é obviamente um espetáculo sobre mulheres. E elas podem ser tudo, menos óbvias. Ser mulher é ser incompreensível, é ser interna, é ser útero. Ser roxinha é ser danada. Quase nenhum homem jamais entendeu realmente, o orgasmo múltiplo, a linguagem das flores ou a dor do parto. Mas Federico Garcia Lorca entendeu quase tudo. Ele que é o mais famoso dramaturgo espanhol do século XX, grande poeta,.-homossexual, assassinado por sua luta libertária, dedicou sua obra a elas. Ali estão as noivas, as mães, as raparigas, Bernardas, Rositas, sapateiras, Yerma. Entendeu, como ninguém, a riqueza e a complexidade da alma feminina, reprimida por uma sociedade que enjaulava seus desejos e os esquecia.
Quase Tudo Sobre Eva é uma brincadeira com o título em inglês do filme "All About Eve" ou Tudo Sobre Eva, que na versão nacional ganhou o nome de "A Malvada". Uma brincadeira e uma homenagem, se não por ser um de meus filmes favoritos, por ser um filme sobre atrizes. A outra inspiração para este espetáculo foi a música do grupo paulista (só de mulheres, é claro) Mawaca, que fez com que a sonoridade, os cenários e os figurinos misturassem a Espanha de Lorca ao nordeste brasileiro, numa fusão danada da peste!
Espanha, paixão, sangue, música! O projeto de encenar Lorca era antigo e eu já não esperava mais realizá-lo, mas como a vida não tem roteiro ... veio o convite da CAL para dirigir a turma de formandos deste ano: 02 atores e 15 atrizes! E então, não tinha mais desculpa. Esse convite me deu também a oportunidade de trabalhar pela primeira vez numa escola de teatro. Não sou um ator ou diretor acadêmico. Nunca fiz escola. Era um desejo antigo não realizado. Não é mais. Obrigado a direção e a equipe da CAL, ao Nello, Filomena, Fabiano, Carlinha, Wilson, Cris, Márcia e aos atores ... ah, os atores ... nossa profissão é cheia de peculiaridades, estamos sempre ganhando famílias novas e nos despedindo de outras. Vocês foram uma família linda e já sinto saudades. Nunca esqueçam: Não há lugar melhor para um ator do que o palco. Só no palco se pode ser plenamente feliz.
Merda!
João Fonseca
Federico Garcia Lorca
João Fonseca
Nello Marrese
Filomena Mancuzo
Carla Martins
Fabiano Krieger
Wilson Reiz
JM Chaves
Afonso Henrique
Sílvio Pozatto
Pagu Comunicação
Eduardo Nobre
Gino Pate
Carmelita Heleno
Humberto Gouveia
Simone Mendonça
Silbene Batista
Tais Rafaela
Cristina Mayrink
Mareia Quarti
CAL - Casa das Artes de Laranjeiras
Andréa Esberard
Gabriela Galvão
Guilherme Brandi
ldelma Rodrigues
Marcella Rodrigues
Márcia Nemer
Mariana Paiva
Mariana Tupynambá
Marjorie Silva
Priscila Dias
Raquel Brum
Rodrigo Galvão
Samantha Moreno
Simone Piloupas
Sophya Stoffel
Taís Rafaela
Vanessa Ekpenyong