O curso propõe apresentar de forma prática e teórica uma metodologia básica para o diretor teatral. Teatro é uma arte de colaboração, embora, como arte, seja indivisível. Criar uma unidade coerente entre todos os elementos diversos do teatro é competência de uma pessoa: o diretor.

O diretor tem um papel independente, mas precisa guiar e, ao mesmo tempo, depender de seus colaboradores. O curso propõe articular o papel transdisciplinar do diretor. Convenções teatrais e técnicas de encenação estão sujeitas às transformações. Todavia a metodologia do diretor se baseia nos fundamentos do teatro em sua natureza única. O método não rejeita nem o talento nem os experimentos, e sim, os pressupõe como necessários para a criação artística. O método é um auxílio à criatividade e a criatividade é um ato pessoal ligado à perspectiva humana e orientação estética do artista.




INFORMAÇÕES PARA O ALUNO

metodologia do ensino

Aulas práticas e teóricas. Elaboração e execução do processo de ensaio necessário para a construção do exercício de encenação. Análise e discussão coletiva sobre temas e estéticas dos encenadores e das encenações investigadas. Estudo das bibliografias básicas. Apresentação final do trabalho.


AVALIAÇÃO

A avaliação final será feita através da participação em dinâmicas pedagógicas de aula; realização e apresentação de exercícios de montagem. Avaliação do Exercício de Montagem do final de curso. Frequência obrigatória de 75% do curso.

duração DO CURSO 360 horas

Programa


EIXO PRÁTICA
80h

Módulo 1 . A Prática do Encenador I

Através de exercícios cênicos serão explorados os conceitos:

Os pontos orientadores do Enredo; A Perspectiva do Diretor; O Trabalho com o Ator. (Uma das tarefas principais do diretor é o trabalho com o ator. O ator não é somente a matéria-prima do ato teatral, mas também seu criador. É o criador e o objeto da criação do diretor.)

48h

Módulo 2 . A Prática do Encenador II

Os pontos anteriores acrescidos de: Trabalho com o texto; A Análise Dramatúrgica; A Análise do Diretor (Análise Temática); Análise Dramática (Episódios de Ação – Linhas de Conflito e Acontecimento – Enredo, etc.); Processos de ensaio.

Para transformar um texto literário num trabalho teatral, o diretor precisa saber o que os diferencia e o que os une. Este exercício constitui uma linguagem particular do diretor.

48h

MÓDULO 3 . A PRÁTICA DO ENCENADOR III

Os pontos anteriores acrescidos de: Marcação de cena – Mise-en-scène – Espaço cênico

Serão trabalhados elementos espaciais tais como: a relação espacial com o público; os diferentes espaços arquitetônicos; a configuração do espaço cenográfico; espaços não convencionais. A criação de ‘marcações’ e mise-en-scènes expressivas serão apresentadas como a síntese da ação cênica com os elementos plásticos da encenação.

40h

MÓDULO 4 . EXERCÍCIO DE MONTAGEM

Realização de uma montagem completa reunindo todos os elementos anteriormente apresentados.

40h

MÓDULO 5 . CONCLUSÃO

Apresentações e avaliações dos Exercícios de Montagem.

32h
CARGA HORÁRIA TOTAL DO CURSO 360h
Download PDF
EIXO TEÓRICO
70h

MÓDULO 1 . A PRÁTICA DO ENCENADOR I

Através de exercícios cênicos serão explorados os conceitos:

Os pontos orientadores do Enredo; A Perspectiva do Diretor; O Trabalho com o Ator. (Uma das tarefas principais do diretor é o trabalho com o ator. O ator não é somente a matéria-prima do ato teatral, mas também seu criador. É o criador e o objeto da criação do diretor.)

200h
CARGA HORÁRIA TOTAL DO CURSO 200h
DOWNLOAD PDF
EIXO PRÁTICO/TEÓRICO
50h

MÓDULO 2 . A PRÁTICA DO ENCENADOR II

Os pontos anteriores acrescidos de: Trabalho com o texto; A Análise Dramatúrgica; A Análise do Diretor (Análise Temática); Análise Dramática (Episódios de Ação – Linhas de Conflito e Acontecimento – Enredo, etc.); Processos de ensaio.

Para transformar um texto literário num trabalho teatral, o diretor precisa saber o que os diferencia e o que os une. Este exercício constitui uma linguagem particular do diretor.

2h
CARGA HORÁRIA TOTAL DO CURSO 2h
DOWNLOAD PDF

Corpo docente


Conheça nosso histórico de montagens!


Veja também


Open chat
CAL
Olá! Como podemos te ajudar?