pós.graduação 2025 | especialização lato sensu

TEATRO NA EDUCAÇÃO

PROCESSOS PRÁTICOS E TEÓRICOS

 

pós.graduação 2025 | especialização lato sensu

TEATRO NA EDUCAÇÃO

PROCESSOS PRÁTICOS E TEÓRICOS

 

Este curso de especialização em Teatro na Educação propõe apresentar o universo da linguagem teatral voltada para a esfera educacional. Sua ênfase está na reflexão e na experimentação de processos práticos para integração e atuação em escolas, assim como na busca por uma análise crítica sobre a educação, o teatro e as artes cênicas em um itinerário Escola–Cidade–História.

Desta forma, esperamos traçar uma série de paralelos entre as esferas educacional e artística através do teatro e suas linguagens, estimulando uma visão multidisciplinar e plural. Para profissionais que desejam atuar nestes espaços, o diálogo entre ação teatral e escola consolida um caminho de conceitos e ferramentas que irão fomentar o desenvolvimento de saberes e troca de conhecimentos. Frente aos desafios da realidade nas salas de aula, o Teatro pode ser um agente transformador.


OBJETIVO

Apresentar o teatro aliado à educação a partir da integração do ensino com a arte, articulando teórica e praticamente recursos de encenação com a esfera do ensino escolar.


METODOLOGIA DO ENSINO

> Leitura crítica de textos teóricos sobre os pensadores apresentados. Além disso, também será indicada uma bibliografia básica e complementar sobre todos os temas estudados. 

> Discussão sobre os dramaturgos, encenadores e pensadores estudados. 

> Utilização de análise iconográfica e vídeos sobre encenadores, dramaturgos e profissionais da educação de cada módulo. 

> Exercícios práticos de desenvolvimento de planos de aulas voltados para a órbita escolar, criando dessa forma similitudes com o mercado de teatro-educação.


AVALIAÇÃO

A avaliação final será feita através da participação em dinâmicas pedagógicas de aula, considerando a frequência obrigatória de 75% em cada módulo. Ao final os alunos deverão desenvolver um projeto pessoal e individual sobre um dos temas ministrados no curso aliado ao que pretendem trabalhar ou já trabalham no mercado.


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

> Práticas pedagógicas para o ensino do teatro na escola
> Panorama Escolar Brasileiro: Família e Escola – Escola e Cidade;
> Instâncias educacionais: Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e Leis de Diretrizes e Bases / EN (LDB)
> Teatro Educação: caminho possível para o desenvolvimento humano
> Por uma pedagogia prático-sensível do teatro no ensino escolar
> Educação, ensino e mídias contemporâneas
> Metodologia de Pesquisa / Produção e partilha de projetos pertinentes ao tema do curso.


PÚBLICO ALVO

Estudantes e professores de artes cênicas, pedagogia e educação, além de profissionais da rede escolar pública e privada, profissionais do teatro e do magistério que almejam alocar o Teatro Educação em sua trajetória de especialização profissional.

CORPO DOCENTE

Carga Horaria
360 horas

HORÁRIO
19h - 22h15
2ª/4ª/5ª

VALOR

R$8.400,00

Pagamento em até
12x de R$ 700,00
-
Desconto de 6%
para pagamento à vista
( R$ 7.896,00 )

Local

Unidade CAL Glória Rua Santo Amaro 44
EM BREVE NOVAS DATAS TENHO INTERESSE

COORDENAÇÃO

RICARDO MORAES
Professor Doutor Orientador na Faculdade CAL de Artes Cênicas desde 2012. Seus campos de pesquisas envolvem Teatro e Comunicação, Teatro na Educação, Teatro e Psicologismo da Personagem, Teoria da Comunicação, Teoria e História do Teatro, Sociologia do Teatro, Filosofia e Ética, Linguagens e Estética da Cena.

Ricardo Moraes é formado em Teatro pela CAL, graduado em Comunicação Social pela Facha, pós-graduado em Gestão e Produção Cultural pela Unesa, Mestre e Doutor em Comunicação e Cultura: Mídias e Mediações Socioculturais pelo PPGCOM da UFRJ/ECO. Foi professor do Faculdades Integradas Hélio Alonso (Facha).

Como ator, atuou em mais de 25 peças profissionais, foi assistente de direção e diretor. Ao longo da carreira, acumulou prêmios e indicações: melhor ator em Amor por Anexins, de Arthur Azevedo (10 premiações em 3 anos, em rua e teatro), indicação ao prêmio de melhor preparação corporal no espetáculo Carlitos, também premiado como melhor do Rio. Em O Noviço, de Martins Pena (15 premiações em 4 anos, em rua e teatro) conquistou o prêmio de melhor ator coadjuvante e preparação corporal. Integrou o elenco dirigido por Aderbal Freire-Filho na ópera Um Baile de Máscaras, de Giuseppe Verdi, no Teatro Municipal do Rio. Integrou por 6 anos a Cia. de Teatro Nelson Rodrigues Filho, dirigida pelo mesmo, e, por 10 anos, a Cia. de Teatro Quatro Artes. Viajou pelo Brasil com as duas Cias durante esses anos de trabalho desenvolvendo oficinas, capacitações e a expansão da esfera teatral em regiões e comunidades do Brasil.

docentes

> Anna Wiltgen/ Mestre
> Caroline Chamusca / Mestre
> Igor Ferreira / Mestre
> João Batista / Especialista
> Laura Nielsen / Mestre
> Marcelo Azevedo Asth / Doutor
> Márcio Andrade / Doutor
> Nara Keiserman / Doutora
> Rafael José Azevedo/ Doutor
> Ricardo Moraes / Doutor
> Verônica Maia / Mestre

 

 

    As inscrições para este curso estão fechadas.

    Tenho interesse! Quero ser informado.



    Veja também