CAMINHOS PARA A COMPOSIÇÃO CÊNICA
com Ritcheli Santana
16 MAI - 11 JUL
Este é um curso voltado para a prática da composição cênica e a busca por elementos que sensibilizam, emocionam e contam melhor as histórias. A ideia é ser um espaço de aprendizado e desenvolvimento sobre o lugar do corpo, dos movimentos, do som e das palavras na interpretação.
Há 20 anos em salas de ensaio e de aula, Ritcheli, ator, diretor e pesquisador, exercita ferramentas concretas para conduzir o processo de construção da cena através do encantamento das relações. Ator x processo x cena x expectador. Nesse percurso objetiva-se investigar a relação da produção artística com a cena contemporânea promovendo múltiplos debates e pesquisas sobre teatralidade, verdade e presença, composição cênica, o conceito de não interpretação, a estética, o jogo, a troca e a ética.
Os objetivos aqui serão tencionar o pensamento cênico acerca da teatralidade, visualidade, a escrita, o corpo e a malha sonora explorando novos paradigmas da experiência na criação e na reflexão da cena contemporânea. O curso é um convite à experimentação artística, a exploração de potencial imagético e ficcional que pode emergir de vivências individuais e coletivas, estimuladas pela discussão de textos e práticas.
Para quem deseja ainda investigar a poética que tem como seus elementos expressivos a palavra na sua relação com imagem, o espaço, o corpo e o objeto em diálogo com as noções de autoria e composição, pode chegar!
Juntos, vamos desenvolver a potencialização da cena visual contemporânea como um terreno de trocas simbólicas possibilitando o domínio sobre essas ferramentas. Compor, estabelecendo a noção de autonomia criativa através de caminhos férteis que pavimentam escolhas apuradas, é a busca do artista da cena.
• • •
observações
A partir de 16 anos.
Ao preencher a Ficha de Inscrição, leia atentamente o Regulamento.
No término do curso, o Certificado de Frequência será fornecido ao aluno que cumprir, no mínimo, 75% da sua carga horária.
[ Não haverá aula no dia 20/06 – recesso ]
Ritcheli Santana . Professor há 20 anos, tendo fundido sua formação pessoal e profissional à construção de sua metodologia didática. Autor de processos de formação intimamente ligados à construção de material cênico e sensível e da maturação de artistas contemporâneos. Técnico em atuação dramática no CFAMDT, Bacharel em Artes Cênicas – Interpretação na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio), Mestre em Artes da cena no Programa de Pós-graduação da UFRJ, Licenciado em Artes Visuais e Pós-graduado em Docência do Ensino do Teatro, o compromisso do artista e diretor é com processos de encenação capazes de mobilizar a relação do ator, da cena e da ciência do espectador através da força e do encantamento. Atuando na formação de atores há mais de 20 anos, o diretor, professor e pesquisador tem realizado espetáculos na área da direção teatral privilegiando espaços de investigação. Seus principais trabalhos como diretor foram “Philip Glass Compra Pão” (David Ives, 2013), “Tia Julia e o Escrevinhador” (Adaptação do livro de Mário Vargas LlOSA, 2018), “Pense que Você é Deus” (Adaptação de dramaturgias de Matei Visniec, 2020), “O Pior de Mim” (Diretor assistente, 2022, com Maitê Proença)
Como professor, trabalha desde 2016 no Centro de Formação Artística de Música, Dança e Teatro (Onda), ministrando as disciplinas de Interpretação e Montagem, onde orientou e dirigiu diversos espetáculos na formação de atores. Realiza atualmente oficinas e práticas de direção e atuação para diversas instituições.
Ritcheli Santana . Professor há 20 anos, tendo fundido sua formação pessoal e profissional à construção de sua metodologia didática. Autor de processos de formação intimamente ligados à construção de material cênico e sensível e da maturação de artistas contemporâneos. Técnico em atuação dramática no CFAMDT, Bacharel em Artes Cênicas – Interpretação na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio), Mestre em Artes da cena no Programa de Pós-graduação da UFRJ, Licenciado em Artes Visuais e Pós-graduado em Docência do Ensino do Teatro, o compromisso do artista e diretor é com processos de encenação capazes de mobilizar a relação do ator, da cena e da ciência do espectador através da força e do encantamento. Atuando na formação de atores há mais de 20 anos, o diretor, professor e pesquisador tem realizado espetáculos na área da direção teatral privilegiando espaços de investigação. Seus principais trabalhos como diretor foram “Philip Glass Compra Pão” (David Ives, 2013), “Tia Julia e o Escrevinhador” (Adaptação do livro de Mário Vargas LlOSA, 2018), “Pense que Você é Deus” (Adaptação de dramaturgias de Matei Visniec, 2020), “O Pior de Mim” (Diretor assistente, 2022, com Maitê Proença)
Como professor, trabalha desde 2016 no Centro de Formação Artística de Música, Dança e Teatro (Onda), ministrando as disciplinas de Interpretação e Montagem, onde orientou e dirigiu diversos espetáculos na formação de atores. Realiza atualmente oficinas e práticas de direção e atuação para diversas instituições.
- Leia MenosCarga horåria
20 horasHORÁRIO
19h - 21h30sexta
VALOR
R$1.190,00
Pagamento em até3x de R$ 396,67 ou
à vista no boleto
LOCAL
Unidade CAL Laranjeiras
Rua Rumânia 44