CL
CURSO ANTERIOR
PRÓXIMO CURSO

A BIOMECÂNICA DE MEYERHOLD

com Francisco Hashiguchi


PERÍODO DO CURSO

EM BREVE


O ponto de partida aqui é a Biomecânica Teatral, desenvolvida por Vsévolod Meyerhold, no início do século XX, e seus princípios. A Biomecânica surgiu da pesquisa do encenador sobre a corporeidade do ator. Para ele, o ator deve trabalhar consciente sobre o seu material, o corpo. O músico tem a técnica sobre os seus instrumentos musicais, o ator deve ter a técnica do controle do próprio corpo, e do quanto e como ele pode ser expressivo na cena.

A oficina é um estudo feito a partir dos princípios que Meyerhold deixou, e da experiência teórica e prática dos diretores russos Genadi Bogdanov e Alexey Levinsky, herdeiros da técnica.

Há onze anos, o diretor Francisco Hashiguchi dedica-se à pesquisa teórica e desenvolvimento prático com esses conceitos e metodologias do fazer teatral.

 

• • •
observações
A partir de 16 anos.
Ao preencher a Ficha de Inscrição, leia atentamente o Regulamento.
No término do curso, o Certificado de Frequência será fornecido ao aluno que cumprir, no mínimo, 75% da sua carga horária.


Francisco Hashiguchi . Diretor, ator e pesquisador artístico. Sua história com o teatro começou na CAL em 2004, onde também formou-se no Curso Técnico. É diretor formado pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UniRio). Desde 2015, pesquisa o teatro russo, principalmente sobre a vida e obra de Vsévolod Meyerhold. Trabalhou em diversas peças profissionais como diretor, dentre elas a montagem de produção própria do Percevejo, em 2019, no Teatro Parlapatões, em São Paulo.

Mestrando em Estudos Contemporâneos das Artes, no PPGCA, da UFF. Estudou com Genadi Bogdanov (herdeiro da Biomecânica Teatral) e Claudio Paternó, no Centro Internacional de Biomecânica Teatral, em Perugia, na Itália, em 2023.

Francisco Hashiguchi . Diretor, ator e pesquisador artístico. Sua história com o teatro começou na CAL em 2004, onde também formou-se no Curso Técnico. É diretor formado pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UniRio). Desde 2015, pesquisa o teatro russo, principalmente sobre a vida e obra de Vsévolod Meyerhold. Trabalhou em diversas peças profissionais como diretor, dentre elas a montagem de produção própria do Percevejo, em 2019, no Teatro Parlapatões, em São Paulo.

Mestrando em Estudos Contemporâneos das Artes, no PPGCA, da UFF. Estudou com Genadi Bogdanov (herdeiro da Biomecânica Teatral) e Claudio Paternó, no Centro Internacional de Biomecânica Teatral, em Perugia, na Itália, em 2023.

- Leia Menos

Carga horåria

12 horas

HORÁRIO

19h - 22h
sexta

VALOR

R$595,00

Pagamento em até
2x de R$ 297,50 ou
à vista no boleto

LOCAL

Unidade CAL Laranjeiras
Rua Rumânia 44

TENHO INTERESSE

Cursos relacionados


    As inscrições para este curso estão fechadas.

    Tenho interesse! Quero ser informado.



    Veja também


    Open chat
    CAL
    Olá! Como podemos te ajudar?