A BIOMECÂNICA DE MEYERHOLD
com Francisco Hashiguchi
EM BREVE
O ponto de partida aqui é a Biomecânica Teatral, desenvolvida por Vsévolod Meyerhold, no início do século XX, e seus princípios. A Biomecânica surgiu da pesquisa do encenador sobre a corporeidade do ator. Para ele, o ator deve trabalhar consciente sobre o seu material, o corpo. O músico tem a técnica sobre os seus instrumentos musicais, o ator deve ter a técnica do controle do próprio corpo, e do quanto e como ele pode ser expressivo na cena.
A oficina é um estudo feito a partir dos princípios que Meyerhold deixou, e da experiência teórica e prática dos diretores russos Genadi Bogdanov e Alexey Levinsky, herdeiros da técnica.
Há onze anos, o diretor Francisco Hashiguchi dedica-se à pesquisa teórica e desenvolvimento prático com esses conceitos e metodologias do fazer teatral.
• • •
observações
A partir de 16 anos.
Ao preencher a Ficha de Inscrição, leia atentamente o Regulamento.
No término do curso, o Certificado de Frequência será fornecido ao aluno que cumprir, no mínimo, 75% da sua carga horária.
Francisco Hashiguchi . Diretor, ator e pesquisador artístico. Sua história com o teatro começou na CAL em 2004, onde também formou-se no Curso Técnico. É diretor formado pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UniRio). Desde 2015, pesquisa o teatro russo, principalmente sobre a vida e obra de Vsévolod Meyerhold. Trabalhou em diversas peças profissionais como diretor, dentre elas a montagem de produção própria do Percevejo, em 2019, no Teatro Parlapatões, em São Paulo.
Mestrando em Estudos Contemporâneos das Artes, no PPGCA, da UFF. Estudou com Genadi Bogdanov (herdeiro da Biomecânica Teatral) e Claudio Paternó, no Centro Internacional de Biomecânica Teatral, em Perugia, na Itália, em 2023.
Francisco Hashiguchi . Diretor, ator e pesquisador artístico. Sua história com o teatro começou na CAL em 2004, onde também formou-se no Curso Técnico. É diretor formado pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UniRio). Desde 2015, pesquisa o teatro russo, principalmente sobre a vida e obra de Vsévolod Meyerhold. Trabalhou em diversas peças profissionais como diretor, dentre elas a montagem de produção própria do Percevejo, em 2019, no Teatro Parlapatões, em São Paulo.
Mestrando em Estudos Contemporâneos das Artes, no PPGCA, da UFF. Estudou com Genadi Bogdanov (herdeiro da Biomecânica Teatral) e Claudio Paternó, no Centro Internacional de Biomecânica Teatral, em Perugia, na Itália, em 2023.
- Leia MenosCarga horåria
12 horasHORÁRIO
19h - 22hsexta
VALOR
R$595,00
Pagamento em até2x de R$ 297,50 ou
à vista no boleto
LOCAL
Unidade CAL Laranjeiras
Rua Rumânia 44