ILUMINAÇÃO: DO CONCRETO AO VIRTUAL E VICE-VERSA
com Renato Machado
EM BREVE
Neste curso intensivo, o premiado iluminador Renato Machado transmitirá sua vasta experiência técnica e artística da Iluminação Cênica.
1 / O ferramental básico
> Introdução de conceitos básicos de eletricidade e funcionamento de lâmpadas e sistemas. Apresentação dos principais tipos de lâmpadas e aparelhos usados em iluminação cênica.
> Explicação do modo de funcionamento desses aparelhos.
> Fundamentos de angulação de refletores e seus resultados (simulação via computador).
> Utilização de gobos e cores (idéia de temperatura de cor x sensação das cores).
> Apresentação de sistemas – percurso refletor / linha / dimmer (rack) / cabo de sinal (dmx) / mesa de luz.
> Novas tecnologias: moving lights, aparelhos e telas de led, controle via computador (enntec dmx ou sunlight por exemplo), transmissão de sinal wireless etc.
2 / Possibilidades narrativas
> Pequeno histórico da iluminação em teatro.
> Pequeno histórico da utilização da iluminação por artistas pictóricos.
> A transformação causada nos palcos pelo surgimento da luz elétrica.
> Possibilidades de articulação da iluminação como elemento componente autônomo da narrativa da peça.
> Luz x dramaticidade.
> Luz x atmosfera.
> Luz como edição do espaço e do tempo.
> Perspectiva sensorial dos efeitos de luz sobre o espectador.
> Luz como guia do olhar do espectador, mesmo em espaços abertos, peças ao ar livre.
> Estética teatral x estética do concerto musical (show).
3 / O processo criativo
> Aproximação através do texto.
> A primeira visão do ensaio.
> A hierarquia: o iluminador sempre a serviço do diretor em busca do encontro da melhor forma de articular a narrativa ou não narrativa.
> A equipe de criação. Relação com cenógrafo, figurinista, diretor musical, vídeo maker.
> Construção do agrupamento.
> Construção do rider de luz.
> Detalhamento de quantidades de gelatinas / gobos / outros utilitários.
> Construção do mapa de luz.
> O processo de montagem e afinação.
Aplicando o conhecimento adquirido.
Visualização de trechos de espetáculos para discussão da iluminação, do ponto de vista técnico e artístico.
• • •
observações
A partir de 16 anos.
Ao preencher a Ficha de Inscrição, leia atentamente o Regulamento.
No término do curso, o Certificado de Frequência será fornecido ao aluno que cumprir, no mínimo, 75% da sua carga horária.
Renato Machado . Doutor em Artes Cênicas pela UNIRIO (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro) e autor do livro “A Luz Montagem”, recebeu desde 1996 vários prêmios de melhor iluminação na cena do Rio de Janeiro sendo os mais recentes o Prêmio CBTIJ de Teatro 2019 pelo espetáculo “Vamos comprar um poeta”, o Prêmio APTR de Teatro 2019 pelo espetáculo “3 maneiras de tocar no assunto” e o Prêmio APTR de Teatro 2021 pelo filme não filme “Vozes do silêncio” e trabalhou com expoentes da cultura brasileira como Augusto Boal, Cristiane Jathay, Jefferson Miranda, Milton Nascimento e Martinho da Vila. Sua dissertação de mestrado relaciona os mecanismos de iluminação cênica com os da montagem cinematográfica e seu doutoramento investigou o impacto das novas tecnologias digitais nas ferramentas de construção da cena, investigação essa que continua até os nossos dias. Fez também inúmeros trabalhos com apresentações fora do Brasil em sítios como Nova Yorque, Londres, Paris, Berlim, Buenos Aires, Madrid e Lisboa, entre outros. Trabalhou ainda com outros artistas marcantes na cena brasileira como André Paes Leme, Miguel Vellinho, Luis André Cherubbini, Elza Soares e a compositora de óperas contemporâneas Jocy de Oliveira.
Renato Machado . Doutor em Artes Cênicas pela UNIRIO (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro) e autor do livro “A Luz Montagem”, recebeu desde 1996 vários prêmios de melhor iluminação na cena do Rio de Janeiro sendo os mais recentes o Prêmio CBTIJ de Teatro 2019 pelo espetáculo “Vamos comprar um poeta”, o Prêmio APTR de Teatro 2019 pelo espetáculo “3 maneiras de tocar no assunto” e o Prêmio APTR de Teatro 2021 pelo filme não filme “Vozes do silêncio” e trabalhou com expoentes da cultura brasileira como Augusto Boal, Cristiane Jathay, Jefferson Miranda, Milton Nascimento e Martinho da Vila. Sua dissertação de mestrado relaciona os mecanismos de iluminação cênica com os da montagem cinematográfica e seu doutoramento investigou o impacto das novas tecnologias digitais nas ferramentas de construção da cena, investigação essa que continua até os nossos dias. Fez também inúmeros trabalhos com apresentações fora do Brasil em sítios como Nova Yorque, Londres, Paris, Berlim, Buenos Aires, Madrid e Lisboa, entre outros. Trabalhou ainda com outros artistas marcantes na cena brasileira como André Paes Leme, Miguel Vellinho, Luis André Cherubbini, Elza Soares e a compositora de óperas contemporâneas Jocy de Oliveira.
- Leia MenosCarga horåria
20 horasHORÁRIO
14h - 18h2ª A 6ª
VALOR
R$685,00 R$350,00
ou Boleto
LOCAL
Unidade CAL Glória
Rua Santo Amaro 44