ARTE E NARRATIVA NO GAME DESIGN
com André Alves e Igor Santos Carneiro
EM BREVE
Desde seu surgimento, o videogame é popularmente conhecido por suas inovações tecnológicas e sucesso de mercado. Além do enorme fascínio que exerce como entretenimento, hoje o videogame expande a sua importância na sociedade, sendo reconhecido como instrumento de educação e, também, como uma nova forma de expressão artística.
Neste contexto, o objetivo deste curso é introduzir o público na arte do videogame, tanto para a análise crítica quanto para a própria criação de jogos digitais. Para isso, serão abordados os diversos elementos estéticos e discursivos que compõem a linguagem do videogame, incluindo seus elementos visuais, sonoros e narrativos. Além disso, também será abordada a própria arte do game design – isto é, a arte da criação de sistemas, regras e dinâmicas participativas. Dessa forma, o aluno se tornará mais preparado para fazer análises críticas e entrar no crescente mercado de criação de jogos.
Será feita uma breve introdução ao entendimento do videogame como forma de arte, bem como a história de seu desenvolvimento. Em seguida, serão identificados os principais elementos visuais, sonoros e narrativos, incluindo suas peculiaridades como mídia digital e interativa. Na conclusão do curso, o aluno estará apto a criar seu próprio jogo narrativo ou analisar criticamente uma obra do videogame.
• • •
observações
A partir de 16 anos.
Ao preencher a Ficha de Inscrição, leia atentamente o Regulamento.
No término do curso, o Certificado de Frequência será fornecido ao aluno que cumprir, no mínimo, 75% da sua carga horária.
André Alves. Possui formação em Letras pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, sendo membro do Grupo de Estudos Interdisciplinares – Linguagens, Mídia e Cultura Pop do Departamento de Ciência da Literatura. Além disso, também participa como roteirista e game designer na GPD – organização de desenvolvedores de jogos originalmente formada por alunos do Departamento de Ciência da Computação, também da UFRJ.
André Alves. Possui formação em Letras pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, sendo membro do Grupo de Estudos Interdisciplinares – Linguagens, Mídia e Cultura Pop do Departamento de Ciência da Literatura. Além disso, também participa como roteirista e game designer na GPD – organização de desenvolvedores de jogos originalmente formada por alunos do Departamento de Ciência da Computação, também da UFRJ.
Igor Santos Carneiro. Aluno de Ciência da Computação na UFRJ e gestor do Grupo de Desenvolvimento de Jogos – GDP, além de co-fundador e desenvolvedor da Garoa Studios. Atua como game designer e programador em diversos projetos de jogos, digitais e de tabuleiro, publicados nas plataformas itch.io e Steam.
Igor Santos Carneiro. Aluno de Ciência da Computação na UFRJ e gestor do Grupo de Desenvolvimento de Jogos – GDP, além de co-fundador e desenvolvedor da Garoa Studios. Atua como game designer e programador em diversos projetos de jogos, digitais e de tabuleiro, publicados nas plataformas itch.io e Steam.
- Leia MenosCarga horåria
13 horasHORÁRIO
19h - 20h403ª/5ª
VALOR
R$390,00
Veja as formas de pagamento ao efetuar sua inscrição online.LOCAL
ONLINE